Fazer o “fechamento de material” significa finalizar o arquivo que irá para a impressão, esse processo é importante, pois irá definir se a arte impressa sairá como o desejado ou não.
A impressão de materiais com verso pode ser um pouco complicada se não estiver claro como deixar as imagens corretamente no programa. Mas o processo como um todo não é complicado, basta seguir sempre a regra de montagem Pé com Pé, Pé com Cabeça e Frente e Verso. Quando a imagem estiver na vertical você utilizará o Pé com Pé.
Como percebemos acima, a imagem da parte da frente do produto foi rotacionado em 90º para que o pé desse material alinhasse com o pé do verso. Já a segunda imagem rotacionou em 270º, para que o mesmo acontecesse.
Quando a imagem estiver na horizontal, basta apenas colocar as imagens lado a lado com a frente e o verso. Fazendo isso evita-se que a arte seja impressa de ponta cabeça.
Já quando envolve material com vinco ou dobra na horizontal, será necessário deixar a orientação, no programa de edição, como Pé com Cabeça. Confira abaixo o exemplo:
Perceba na primeira imagem, com a frente do produto, têm duas indicações de orientações para seguir, pois o produto impresso será dobrado logo depois do vinco ser inserido. Já a imagem da direita, o verso, estará na parte de dentro do cartão duplo, sendo necessário encaixar de forma perfeita com a primeira imagem, que é a frente, por isso deverá ficar Pé com Cabeça.
Se o seu produto está em modo paisagem, será necessário somente colocar uma imagem ao lado da outra, ficando assim na forma correta para impressão.
E para garantir que na hora de enviar a arte para impressão seja da forma mais segura e correta, lembre-se de salvar o arquivo utilizando as predefinições do PDF/X-1A, contendo as marcas de corte e informações.