A cor preta está presente em praticamente todas as artes gráficas, seja em textos, contornos logos ou imagens. Mas nem todas as tonalidades de preto são iguais, por isso deve-se tomar cuidado ao utilizar a cor, para que o resultado final do seu produto seja o melhor possível.
Veja algumas dicas para utilizar adequadamente a cor preta em sua arte gráfica:
– Preto Fundo
Como o nome já diz, esse tom de preto é recomendado para o fundo das artes, por isso sua porcentagem de cor utiliza dois canais da paleta CMYK, o C (ciano) com 40%, e o K (preto) com 100%.
Atenção: Essa tonalidade não é indicada para impressão digital, pois pode deixar o fundo da arte com tom azulado.
– Preto Puro
O preto puro é obtido usando apenas o canal de cor K (preto) da paleta CMYK, daí o nome “puro”. Esta cor é opção perfeita para textos, logos e curvas nas artes gráficas.
– Preto Linha
Indicado para contornar os textos de cor branca que estejam na frente de um fundo preto.
Por exemplo: deve ser inserido um contorno nas letras para garantir que as mesmas permaneçam brancas e não sejam afetadas pela cor do fundo. Para isso o contorno deve ter a seguinte porcentagem de cor:
– Preto Carregado
Há somente um tipo de preto que não é aceito para impressão de materiais gráficos: o “preto carregado”, que é obtido quando a soma de todos os canais da paleta de cor CMYK resultam em uma porcentagem superior a 320%.
Durante a impressão, o papel recebe uma alta carga de tinta que dificulta o processo de absorção e secagem do papel, podendo deixar o impresso com manchas, borrões ou ainda colados uns aos outros.
As instruções abaixo também poderão ser úteis:
– Como converter fontes em curvas?
– O que significa o termo “opção de cor” e as especificações 1×0, 1×1, 4×0, 4×1 e 4×4?
– Como converter efeitos em imagem
Ficou com dúvidas? Acesse nossa central de instruções clicando aqui!