tool-11Featuresinfo copyCreated by Denis Klyuchnikovfrom the Noun Project956

Hot Stamping

O que é Hot Stamping?

O nome Hot Stamping, traduzido do inglês, significa estampamento quente. Este processo se trata de uma impressão realizada por meio de uma placa de metal (clichê) aquecida sobre uma fita plástica, concedendo um efeito metálico.

Essa cobertura é famosa por proporcionar ao material um aspecto luxuoso, sofisticado e requintado, além de estar disponível, aqui na Gráfica Cartão de Visita, em diversas cores incluindo o holográfico (dourado e prata).

Temos também as opções de acabamento Incluir + 1 Área de Hot Stamping, disponível para Pastas, Caixas de Presente e Caixas Travesseiro, e Incluir + 2 Áreas de Hot Stamping, disponível para as Pastas com Bolsa Personalizada. Estes acabamentos permitem que o Hot Stamping seja aplicado em mais 1 local (sempre na parte externa do material), ou ainda em mais 2 locais (parte externa da pasta e também na bolsa).

Mas, para que a produção da cobertura de Hot Stamping seja realizada de forma correta são necessários alguns cuidados durante a criação da arte.

Cuidados com a criação da arte

Antes de tudo você precisa criar dois arquivos, um referente à arte gráfica e outro a Máscara de Hot Stamping.

O arquivo Máscara é responsável pela indicação das informações de Hot Stamping e devem ser criadas somente com o canal K ativo da paleta de cor CMYK (C0 M0 Y0 K100), ou seja, a aplicação da cobertura será realizada somente nas informações que estiverem na máscara.

Lembre-se de utilizar o gabarito padrão para criação das artes.

Exemplo da forma correta:

arquivo-correto-hot-stamping

 

Obtenha um melhor resultado com o acabamento mantendo as informações que receberão o Hot Stamping somente no arquivo Máscara, não as repetindo na arte gráfica, para que caso ocorra uma variação na aplicação o material não seja prejudicado.

Exemplo da forma errada:

hot-stamping-deslocado-cartao-de-visita

 

A dimensão máxima permitida para a aplicação do efeito Hot Stamping é de 9x9cm, se a arte máscara possuir uma área muito extensa poderá resultar em bolhas, riscos e um possível aspecto de queimado no material devido a seu processo de produção.

Confira o exemplo abaixo:

hot-stamping-cartao-de-visita

 

Materiais com Verniz Localizado e Hot Stamping

A criação de artes gráficas para os produtos da categoria Materiais com Verniz Localizado e Hot Stamping requer alguns cuidados muito específicos. Isto porque, devido à forma como as aplicações das coberturas acontecem, algumas precauções devem ser tomadas para que os produtos finais tenham resultado perfeito.

Como a aplicação da fita metálica quente do Hot Stamping é a última parte do processo de produção dos impressos, ela é sempre aplicada após os materiais já terem recebido a Laminação Fosca e o Verniz Localizado. Por isso, as aplicações de Hot Stamping e UV Localizado precisam ter a uma distância mínima de 0,6mm (0,06cm). Isso evita que os produtos apresentem defeitos, tais como aspecto queimado e borrado.

A seguir, confira um exemplo de como as artes gráficas precisam ser criadas e enviadas:

 

mascaras-verniz-hot-stamping-cartao-de-visita

 

 

medida-verniz-hot-stamping-cartao-de-visita

Atenção:

  • Envie a máscara em vetor para obter um melhor resultado.
  • O acabamento de Hot Stamping é aplicado somente na frente dos materiais.
  • Evite a utilização de informações muito detalhadas ou linhas e fontes com espessura mínima na área do Hot Stamping.
  • Acabamentos como furo e corte especial não devem ser adicionados no mesmo local que a aplicação do Hot Stamping, caso estes sejam aplicados poderão causar danos ao material.
  • A opção do Hot Stamping Holográfico possui as palavras “original” e “genuíno” espalhadas em sua superfície.

 

Agora que você já sabe todos os detalhes do Hot Stamping, conheça mais sobre os Materiais com Hot Stamping e os Materiais com Verniz Localizado e Hot Stamping em nosso site!

 

As instruções abaixo também poderão ser úteis:

– Como usar a cor preta

– Como utilizar os gabaritos

– Como converter fontes em curvas?

– O que significa o termo “opção de cor” e as especificações 1×0, 1×1, 4×0, 4×1 e 4×4?

– Como converter efeitos em imagem

Ficou com dúvidas? Acesse nossa central de instruções clicando aqui!