tool-11Featuresinfo copyCreated by Denis Klyuchnikovfrom the Noun Project956

Impressão em Papel Kraft

Confira as principais dicas e acerte na criação da arte para impressão em papel Kraft.

O papel Kraft é mais uma oportunidade para inovar em materiais gráficos. Um material com maior resistência e sua cor permite destacar-se entre outros tipos de papéis. Com a crescente solicitação de produtos sustentáveis com relação a uso de recursos, o papel kraft se encaixa perfeitamente neste quesito, uma vez que não passa pelo processo de embranquecer, utilizando menos insumos e permanecendo com a coloração natural das fibras do papel. Ou seja, é uma opção com maior apelo ecológico.

Desta forma, ele é muito utilizado para produção de sacolas, embrulhos e embalagens de produtos naturais e artesanatos. Mas sua versatilidade vai muito além. A Gráfica Cartão de Visita desenvolveu uma grande linha de produtos com o papel Kraft, que vão desde o cartão de visita passando por cardápios, marcadores de página, Cartela de Bijuteria, Tag, Convites e Folders. E mais produtos serão lançados!

Sendo um papel com diferente coloração, devem ser observados algumas dicas para os melhores resultados de impressão.

Fidelidade de cores e impressão do branco.

Variação de cores

Como o papel Kraft tem a cor parda, as outras cores acabam sofrendo alterações, principalmente em cores menos carregadas. Quanto menor a porcentagem nos canais CMYK, mais clara a tonalidade de cor e, maior será a mistura com o fundo pardo. O branco não é impresso e fica “transparente” na cor do papel.

Arte usada para este exemplo: fundo branco não será impresso sem o calço de cor

Arte – Cor branca ficará na cor do papel, sem o calço de tinta

É necessário utilizar o “calço” branco para que as cores fiquem chapadas, sem interagir com o cor do papel Kraft. Basta enviar com a arte a “máscara”, que é um arquivo com as indicações de onde serão aplicados esse calço.

Máscara deve ser enviada apenas em preto puro da cartela CMYK, indicando onde será usado o calço de tinta.
Máscara na esquerda indicado onde será aplicado o calço de tinta

Impressão de branco também deve ser indicado na máscara

Podemos perceber na imagem acima sem calço as cores com menor nitidez e que o branco ficou transparente na cor do papel kraft. Para o branco aparecer no produto impresso, também é necessário indicar neste mesmo arquivo máscara as áreas em branco da arte. A partir desta máscara será feito uma camada de impressão somente na cor branca, nos locais indicados. Funciona como uma pré-impressão somente das áreas em branco.

Diferença entre impressão sem calço de tinta versus com calço: no segundo as cores são mais vívidas e tinta branca visível

Na esquerda, sem calço de tinta o branco da arte não é exibido e todas as cores se mesclam com o fundo pardo. Já na direita com calço branco as cores são nítidas e o branco da arte é exibido.

Perceba que o fundo branco não recebeu o calço de tinta e permaneceu “transparente” na cor parda. Já a área da cesta e do logotipo indicado na máscara ficaram nítidas, exibindo o branco presente na arte.

 

Reforçando que no mesmo arquivo máscara deverá indicar áreas em branco e áreas para realçar as cores.

Baixe o gabarito na página do produto e siga as instruções para a criação da arte e da máscara.

Variação de cor da matéria-prima

O próprio papel Kraft pode apresentar coloração diferente de um lote para outro, ou mesmo entre as folhas do mesmo lote, o que é uma caracteriza normal deste material. Como não passa pelo processo de embranquecimento, suas fibras permanecem com as cores naturais das madeiras, variando de acordo com solo plantado, região, época de corte e outros fatores.

Sendo assim, impressões da mesma arte em períodos diferentes podem apresentar variação de cores de forma natural, sem representar erro de produção.